sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Empresas de SP passarão a pagar pelo consumo de água em 2012

Atualmente, cobrança é feita pelo tratamento e transporte da água.
Medida vai afetar 39 cidades da bacia do Alto Tietê.


Empresas, indústrias e outros grandes consumidores de água passarão a ter que pagar pelo consumo de água a partir de março de 2012. Atualmente, todos os consumidores, incluindo os residenciais, pagam apenas pelo tratamento e pelo transporte da água. A medida vai atingir os grandes consumidores da região da bacia hidrográfica do Grande Tietê.

Quase ninguém sabe, mas a maior parte da população não paga pela água que chega até as casas. A empresa de saneamento cobra na verdade pelo tratamento da água e pelo serviço de levá-la às torneiras.

Isso acontece porque a concessionária também não gasta com a água captada nos mananciais. Mas a partir de março esse sistema vai mudar nas 39 cidades que fazem parte da bacia do Alto Tietê – a maior parte na região metropolitana, incluindo a capital paulista.

A bacia ajuda a abastecer uma população de 20 milhões de pessoas. A mudança, no entanto, será feita dos grandes consumidores – indústrias, prefeituras, comércios e qualquer empresa que capte água diretamente do manancial ou lance esgoto, como as de saneamento, por exemplo.

O governo diz que o repasse para o consumidor final, se existir, será pequeno. “O consumidor final teria um custo adicional de R$ 2 por habitante por ano. É muito pouco o impacto econômico, é mais um impacto da consciência da importância da água”, explicou Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos.

O dinheiro arrecadado com os grandes consumidores será usado na própria bacia do Alto Tietê, em projetos ambientais, como a recuperação de áreas de manancial.

Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/empresas-de-sp-passarao-pagar-pelo-consumo-de-agua-em-2012.html

Nenhum comentário: